Reunião entre vizinhos: Florestar São Paulo e Reflore MS fortalecem diálogo e colaboração interinstitucional
Nesta quarta-feira (07), representantes da Florestar São Paulo e da Reflore MS estiveram reunidos em Campo Grande (MS) para uma conversa sobre temas comuns e cooperação entre as associações que representam o setor de florestas plantadas em seus respectivos estados.
O encontro contou com a participação de Manoel Browne, presidente da Florestar São Paulo, de Júnior Ramírez, presidente da Reflore MS, e do diretor-executivo da entidade sul-mato-grossense, Dito Mário Lázaro. A reunião permitiu uma troca rica de experiências sobre os desafios e oportunidades enfrentados por ambos os estados, que juntos concentram quase 3 milhões de hectares com florestas cultivadas.
Entre os principais assuntos debatidos estiveram o planejamento e a estruturação de ações preventivas regionalizadas contra incêndios florestais, tema de crescente importância para o setor.
“A intenção é que trabalhemos juntos em temas que são pertinentes aos dois estados, respeitando suas particularidades, mas buscando aprendizados mútuos e construções conjuntas”, comentou Manoel Browne. A visão foi compartilhada por Júnior Ramírez e Dito Mário, que reforçaram o valor da articulação institucional entre vizinhos e oportunidades de avanço para o setor florestal.