Com o tema ‘Apague essa irresponsabilidade’, o Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS e a Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore/MS), junto aos seus associados e parceiros, lançam a ‘6a Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios’, no dia 03 de maio, às 8 horas, na sede da Casa Rural, em Campo Grande-MS.

 

No lançamento serão apresentados dados referentes aos índices de incêndios no estado, as ações que serão realizadas, bem como os objetivos e importância desta campanha, que já se tornou referência em Mato Grosso do Sul.

 

No evento será anunciada a reativação da Câmara Setorial de Florestas Plantadas de MS e indicado o coordenador que conduzirá os trabalhos e propostas para o desenvolvimento do setor de base florestal na Câmara pelos próximos dois anos (biênio 2018/2020).

 

Campanha

 

Os incêndios são perigosos, podem trazer diversas consequências ambientais, sociais e econômicas. Com relação ao meio ambiente, têm-se a perda da biodiversidade, emissão de gases de efeito estufa, degradação do solo, mudanças climáticas, entre outros. Nos aspectos sociais, em muitos casos os incêndios acabam promovendo o deslocamento de pessoas de áreas de risco, o corte do fornecimento de energia e o mais grave: o óbito humano. E, com relação aos impactos econômicos, têm-se a destruição de rebanhos e plantios, como o de florestas, além do fechamento de rodovias e aeroportos.

 

Diante disso, por meio de diversas ações, a campanha busca compartilhar conhecimentos sobre formas de prevenção e combate a queimadas, capacitar profissionais, diminuir direta e indiretamente o número de focos de incêndios em MS, tornar o estado referência na prevenção mundial, promover a união dos segmentos do campo e, desenvolver economicamente o estado com atrativos preventivos para as diferentes indústrias. As ações acontecem de maio a outubro, período mais seco do ano.

 

Serviço: o lançamento da ‘6a Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios’, acontece no dia 03 de maio, às 8 horas, no Sistema Famasul, localizado na rua Marcino dos Santos, 401, Chácara Cachoeira II, Campo Grande-MS. A realização é da Reflore/MS junto aos seus associados: Amata, Arborgen, Brasilwood, Corus Agroflorestal, Eldorado Brasil, Quilombo Florestal, Fibria, Frigg Florestal, Granflor, Grupo Atallah, Grupo Mutum, Lacan Florestal, Niobe, Novo Oeste, Ramires Reflortec, Santa Mônica Reflorestamentos e Vetorial e parceiros, entre eles: Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, Famasul, Senar, Ibama, Corpo de Bombeiros, Produtores Rurais, Polícia Militar Ambiental e Polícia Rodoviária Federal. Para denunciar focos de incêndio ligue 193.

 

 

– 

Reflore/MS: é a Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas que reúne importantes empresas da cadeia produtiva da floresta com sede ou filial em Mato Grosso do Sul. Tem como missão congregar, promover e defender os interesses coletivos das Empresas Associadas que se dedicam ao Desenvolvimento Sustentável com base em Florestas Plantadas.

 

 

Assessoria de Imprensa – Jornalista Isabela Ferreira (DRT/MS 897) – (67) 99203-3173.