Associados da Reflore/MS participam de treinamento ´SCI – Sistema de Comando de Incidentes´ nesta semana

Curso faz parte das ações “7a Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios”, que foi lançada ontem (22) na capital.

De hoje (23) até sexta-feira (26), em Três Lagoas-MS, cerca de 30 profissionais das empresas associadas a Reflore/MS, participam do treinamento SCI – Sistema de Comando de Incidentes, por uma parceria entre o Corpo de Bombeiros e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS). A capacitação almeja preparar os profissionais para lidarem com situações de risco, relacionadas a incêndios florestais. No ano passado 80 pessoas foram capacitadas por este treinamento.

Com base na Lei 9.605/98, voltada para crimes ambientais, o tema da Campanha deste ano é “Queimar é crime”. A proposta é mostrar o quanto a ação humana ainda é uma das maiores causas dos incêndios e que essas atitudes podem ser penalizadas; os responsáveis podem ser punidos e responder por seus atos. Além disso, a Campanha busca: criar a cultura da prevenção; mostrar para a população o quanto os incêndios podem trazer prejuízos sociais, ambientais e econômicos; diminuir direta e indiretamente os focos de incêndios em nossa região; tornar MS referência na prevenção mundial; incentivar a união do meio rural nesta luta e desenvolver economicamente o estado com atrativos preventivos para indústrias de diferentes segmentos.

Serviço: a ‘7a Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios’ acontece em diversos municípios do estado, por meio de ações educativas. A realização é da Reflore/MS e seus associados: Arborgen, Brasilwood, Corus Agroflorestal, Eldorado Brasil, Frigg Florestal, Niobe, Granflor, Grupo Atallah, Grupo Mutum, Lacan Florestal, Marca 7, Novo Oeste, Quilombo Florestal, Ramires Reflortec, Suzano e Vetorial e parceiros, entre eles: Famasul, Senar-MS, Ibama, Corpo de Bombeiros, Produtores Rurais, Polícia Militar Ambiental e Polícia Rodoviária Federal. Para denunciar focos de incêndio ligue 193

Foto: Dito Mário

Reflore/MS: é a Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas que reúne importantes empresas da cadeia produtiva da floresta com sede ou filial em Mato Grosso do Sul. Tem como missão congregar, promover e defender os interesses coletivos das Empresas Associadas que se dedicam ao Desenvolvimento Sustentável com base em Florestas Plantadas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Reflore/MS.