Entreposto de Mel em Brasilândia (MS) conquista certificação e amplia a comercialização

O local tem capacidade para processar 3.500 kg de mel por dia e beneficia 38 apicultores

Por meio do programa Colmeias, realizado pela Suzano, o Entreposto de Mel de Brasilândia (MS) foi certificado com o selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Agropecuária (SISBI) na manhã desta segunda-feira (18/11), possibilitando aos associados da Cooperaba (Cooperativa Brasilandense de Apicultores) garantir a rastreabilidade e o aprimoramento da produção, com padronização nos procedimentos para processamento do mel, agregando valor ao produto com mais geração de renda e acesso a novos mercados.

O Entreposto tem capacidade para processar 3.500 kg de mel por dia, impulsionada pela recente conquista da certificação que atesta a qualidade do produto. Com essa certificação, é possível buscar contratos de fornecimento em compras públicas para a merenda por meio da PNAE (Política Nacional de Alimentação Escolar) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

“A operação do Entreposto certificada pelo SISBI é uma conquista importante, que traz novas perspectivas para os apicultores de Brasilândia. O local tem toda infraestrutura necessária para o processamento do mel seguindo as normas de higiene e segurança. A partir de agora, o grupo poderá vender para outros estados e se preparar para fornecer mel também por meio de políticas públicas”, afirma Evânia Lopes, consultora de Desenvolvimento Social da Suzano em Mato Grosso do Sul.

O local conta com equipamentos para processamento como centrífuga automatizada, balança, mesa desoperculadora (para remoção ou abertura da película de cera dos alvéolos de mel), caixas de abelhas, tanques para decantação, filtragem e homogeneização, envasora para frasco de mel, embaladora de sachês, laminadora e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) como macacão, bota de borracha e fumigador (para geração de fumaça como medida de segurança no manejo).

Os apicultores de Brasilândia integram uma das cooperativas de Mato Grosso do Sul, que recebem suporte da Suzano desde 2010 por meio do programa Colmeias – iniciativa que disponibiliza consultoria técnica especializada com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da cadeia apícola, ampliando a capacidade de gestão, comercialização e produção. Com essa parceria, os 150 apicultores de cinco associações beneficiadas pelo programa no estado, vêm conseguindo bons resultados.

Na safra mais recente, a produção gerada por meio do incentivo do Colmeias, nas cinco associações parceiras da Suzano em MS, alcançou 117 toneladas de mel, representando 14% da produção no estado.

Sobre a Suzano

A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Suzano