Governo alerta empresas para manutenção da rede elétrica em MS a fim de evitar incêndios florestais

O Governo do Estado, por meio dos órgãos que integram o CICOE (Centro Integrado de Coordenação Estadual), reuniu-se na tarde de terça-feira (24) com representantes das empresas Energisa e Elektro, concessionárias de energia elétrica que atendem os municípios de Mato Grosso do Sul para tratar da realização de reparos urgentes, melhorias e manutenções periódicas e preventivas na rede de distribuição de energia, especialmente em estradas e locais próximos a propriedades rurais e plantações, a fim de se reduzir acidentes na rede elétrica e evitar incêndios florestais.

O CICOE é coordenado pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e integrado pelo Corpo de Bombeiros Militar de MS, o Imasul, a Defesa Civil, o Cemtec/Semagro, a PMA, a Sejusp e a Segov. A reunião foi realizada na sede do CIOPS (Centro Integrado de Operações de Segurança) e contou com a presença do secretário Jaime Verruck, coordenador do CICOE; do coronel Hugo Djan Leite, comandante do Corpo de Bombeiros Militar de MS; do diretor-presidente do Imasul, André Borges; do diretor de Gás e Energia da Agepan, Valter Almeida da Silva; do presidente da Reflore, Moacir Reis, além dos representantes da Energisa, responsável pelo fornecimento de energia elétrica a 74 municípios sul-mato-grossenses e, por meio de videoconferência, da empresa Elektro, responsável pelo atendimento a Selvíria, Três Lagoas, Brasilândia, Santa Rita do Pardo e Anaurilândia.

“Recebemos uma demanda do setor de florestas no Estado para o estabelecimento de diálogo com as empresas concessionárias de energia elétrica. A Energisa, que atende a maior parte do Estado, apresentou as ações já realizadas e um cronograma de melhorias na rede de energia. Com relação à Elektro, que atua em cinco municípios do Estado, demos início às tratativas. A Reflore realizou um levantamento dos prejuízos causados ao setor florestal devido a incêndios florestais que tiveram origem na rede elétrica em trechos que, em grande parte, são de responsabilidade da Elektro”, comentou Jaime Verruck, que coordena o CICOE.

De acordo com levantamento da Reflore, em 2020 foram registradas 165 ocorrências de incêndios em áreas de servidão das concessionárias de energia elétrica em propriedades em diferentes localizações. Nesse período, foram atingidos 8.350 hectares de área das empresas associadas à Reflore, com prejuízo estimado de R$ 127 milhões ao setor. A entidade cobra das concessionárias de energia, a limpeza nas áreas de servidão, manutenção periódica e preventiva na rede de energia, com atenção especial ao período de maio a outubro (mais crítico para incidência de incêndios), além de um interlocutor da Energisa e da Elektro para dar agilidade no atendimento às ocorrências.

Além das reivindicações feitas pela Reflore e questionamentos do Corpo de Bombeiros, a Agepan, representando a Aneel, também deve se posicionar com relação às responsabilidades e obrigações de cada concessionária na manutenção de sua rede de distribuição de energia elétrica. “Cobramos um posicionamento das empresas, em especial da Elektro, com a definição de um novo ponto focal para o imediato atendimento a situações de emergência, além de resposta aos pontos críticos apontados pela Reflore e aos questionamentos feitos pelo Corpo de Bombeiros”, finalizou o secretário Jaime Verruck.

Fonte: Marcelo Armôa, Assessoria de Comunicação da Semagro