Show Florestal, a Feira da Indústria do Eucalipto

Embalagens de papel, caixas de leite, lenços, papel higiênico, fraldas, absorventes, cadernos e livros, lápis, móveis, portas, casas, postes, dormentes, mourões, embalagens de madeira, carvão vegetal, pellets ou cavaco para geração de energia… tudo isso são só algumas das múltiplas utilidades que tem a madeira de florestas plantadas. O Brasil é um dos principais produtores desta matéria-prima renovável, e um dos maiores exportadores de celulose, produto base para produção de grande parte destes produtos.

Junto com toda esta indústria, vem uma gama de produtos e serviços utilizados no desenvolvimento de plantas, preparo do solo, plantio, manejo, colheita, transporte e processamento de madeira.

A principal espécie de árvore utilizada na silvicultura brasileira é o eucalipto. De acordo com a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), nosso país tem cerca de 9,5 milhões de hectares de área com plantios comerciais, sendo que deste total, cerca de 80% são com eucalipto.

Para apresentar novas tecnologias, reunir profissionais e empresas de ponta que atuam no setor foi concebido o Show Florestal, a Feira da Indústria do Eucalipto. A cidade de Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul, também conhecida como a capital mundial da celulose, receberá o evento nos dias 24, 25 e 26 de maio. Será o primeiro encontro presencial de grande envergadura, promovido pela Malinovski, depois de mais de dois anos. Em setembro de 2019, a Malinovski organizou a Lignum Latin America, feira da cadeia produtiva da madeira, que aconteceu em Curitiba/PR.

O Show Florestal já conta com mais de 100 expositores confirmados e será realizado na Arena Mix, tradicional local de shows e eventos de Três Lagoas. As inscrições estão abertas pelo site: www.showflorestal.com.br e são gratuitas se forem feitas antecipadamente. Além do Show Florestal, a programação paralela à feira deve atrair profissionais de todas as regiões do Brasil e de outros países.

Três Lagoas está às margens do Rio Paraná e faz fronteira com o estado de São Paulo, tendo ligação terrestre pela BR-262. O aeroporto de Três Lagoas tem voos diários, com conexões para as principais cidades do Brasil.

Programação

Além do Show Florestal, outros eventos acontecerão na cidade, em paralelo à feira. Um deles é o Congresso Florestal MS, promovido pela Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore MS). Será a 6ª edição de um tradicional encontro que reúne as principais empresas, indústrias e marcas florestais do estado de Mato Grosso do Sul. Palestras e debates integram e propagam conhecimentos, utilizando toda a expertise das principais empresas da região.

Dentro da área de inovação acontecerá o Evolution – Encontro de Inovações e Tecnologias Florestais. Serão apresentados cases de grandes empresas de base florestal, relacionados a inovação. Outra atração do Evolution serão as startups, previamente selecionadas, que terão oportunidade de apresentar novas soluções ao mercado florestal.

Assinatura Malinovski

O Show Florestal tem a assinatura Malinovski, empresa que organiza as maiores feiras do setor no Brasil, como a ExpoForest e a Lignum Latin America. Conta com o apoio da Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore MS) e da prefeitura de Três Lagoas.

“Nossa expectativa é a melhor possível. Há uma demanda represada por encontros presenciais. A feira será uma oportunidade de reencontrarmos grandes parceiros e, lógico, proporcionar um ambiente para realizações de negócios. Este sempre foi um dos propósitos da Malinovski”, explica Ricardo Malinovski, CEO da empresa organizadora.

Fonte: Malinovski