Em seminário, diretor-executivo da Reflore-MS mostra que aviões agrícolas podem ajudar no combate a incêndios florestais
A Reflore-MS participou no dia 21 de março, em Botucatu (SP), do seminário “Aviação agrícola no setor florestal: oportunidades e desafios”, organizado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag), programa Boas Práticas Aeroagrícolas (BPA), e Sebrae, com apoio da IBA (Indústria Brasileira da Árvore), da Florestar São Paulo e da FCA.
O evento contou com a participação de estudantes, empresários, pesquisadores, técnicos e outros profissionais que atuam nos setores aeroagrícola e de florestas. O diretor executivo da Reflore/MS, Dito Mário, esteve no encontro e apresentou ao público um case de sucesso sobre o uso de aviões agrícolas no combate aos incêndios. Ele explicou que nos últimos dois anos, algumas das associadas da Reflore/MS, na época de estiagem quando há mais incidência de incêndios florestais, alugam duas dessas aeronaves para ficarem à disposição caso aconteça algum incidente. “Essa atitude tem trazido ótimos resultados para o combate às queimadas no Mato Grosso do Sul, mitigando prejuízos.
Com a apresentação do case durante o encontro, a intenção do diretor-executivo é que empresas e entidades de outros estados possam se inspirar com essa experiência que tem se mostrado bastante positiva e que pode servir de exemplo para quem busca boas práticas no combate aos incêndios florestais.
Sobre a Reflore
A Reflore/MS é a Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas que reúne importantes empresas da cadeia produtiva da floresta com sede ou filial em Mato Grosso do Sul. Sua missão é congregar, representar, promover e defender os interesses coletivos das Empresas Associadas que se dedicam ao Desenvolvimento Sustentável com base em Florestas Plantadas.