Em Jornada Florestal, Reflore/MS promove visita de acadêmicos da UFMS e da UEMS a associadas

Nos dias 25, 26 e 27 de abril, a Reflore/MS realizou a Jornada Florestal Reflore. Durante os três dias, a associação levou 18 acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e 18 da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) a conhecer de perto o trabalho de algumas de nossas associadas.

O objetivo era o de estreitar as interações entre a comunidade acadêmica e as empresas, mostrando aos alunos que o mercado está aquecido e que essas empresas estão de portas abertas para novos talentos. Os acadêmicos foram acompanhados pelo diretor executivo da Reflore/MS, Dito Mário, e por Vanessa Santana, coordenadora do GT Fitossanidade.

A Jornada começou no lançamento da 11ª Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios, no dia 25, no Bioparque Pantanal, em Campo Grande. Após o evento, os alunos foram levados pela Reflore para a Fazenda Ramires, onde visitaram o viveiro e viram de perto os clones cultivados pela empresa. Além disso, conheceram o segmento de melhoramento genético, a parte das cepas, do enraizamento, do substrato, o preparo das mudas e do campo. Depois, visitaram uma área do plantio com um desses clones.

No dia seguinte, visitaram a Bracell, em Água Clara. Lá, os acadêmicos puderam conhecer o viveiro de mudas e, depois, eles se encaminharam à fazenda do grupo, a Cana Brava, onde foi realizado o acompanhamento de análise de qualidade das mudas, a passagem delas para o plantio e, os alunos puderam inclusive, participar do plantio de algumas mudas.

No dia 27, foi a vez de visitar o Grupo Mutum, em Ribas do Rio Pardo, e apresentar aos alunos o sistema silvipastoril, depois, eles visitaram a carvoaria do grupo, onde puderam conferir como é preparado o carvão vegetal, além da parte de destocamento das áreas, que permite até o uso dos tocos no processo.

Depois eles foram ao Grupo Copa, onde foram atendidos pela empresa Mantena, que mostrou aos acadêmicos a parte da produção de cavaco de eucalipto para biomassa. Além disso, eles também acompanharam uma área onde será realizada uma implantação de povoamento e puderam ver de perto os processos de gradagem e subsolagem para o preparo do plantio das mudas.

Para finalizar, os acadêmicos foram levados até a Fazenda Boi Preto, onde foram recebidos pela empresa Arbo, para entender como é feito o monitoramento contra incêndios. Lá, os alunos conheceram como funciona a sala de monitoramento e a importância desse serviço.

Vanessa Santana, que esteve com o grupo durante toda a jornada afirmou que o evento foi um sucesso, que os alunos puderam aproveitar ao máximo e que os professores presentes também tiraram ótimo proveito. “Além disso, os participantes foram muito bem recebidos e alocados e puderam conferir de perto o bom trabalho de nossas associadas”, pontuou. Outro ponto muito positivo, segundo a coordenadora, foi o fato de que em todas as empresas visitadas, foi possível encontrar egressos da UFMS e da UEMS, o que pode ser um excelente incentivo para os acadêmicos.