Encontro de comunicação do Setor Florestal reuniu profissionais para debater sobre valorização do eucalipto e das florestas plantadas

No último dia 19, aconteceu o 4º Encontro de Comunicação do Setor Florestal. Promovido pela Reflore/MS, o objetivo do evento foi promover discussões essenciais sobre a comunicação no contexto do agronegócio e das florestas plantadas. 

O tema desta edição foi “Criando uma Cultura de Valorização do Eucalipto e Reconhecimento das Florestas Plantadas no Cenário da Comunicação”. Estiveram presentes especialistas, jornalistas e profissionais de comunicação, em uma tarde de muita troca de conhecimento e networking no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.

A programação começou com a palestra da comunicadora Alessandra Mello, que é editora executiva 

da Agfeed, veículo que conecta o agronegócio moderno ao mercado de capitais. Em sua fala abordou o Panorama da Comunicação no Agronegócio com as Particularidades da Floresta Plantada e reforçou a necessidade de aproximar o agronegócio das redações, por meio de histórias reais de pessoas que fazem desse um dos setores mais promissores da economia.

Logo depois, Fabio Mortara, Presidente da Two Sides Brasil e da Two Sides América Latina, compartilhou insights valiosos sobre o greenwashing e sua relevância no cenário atual. O termo “greenwashing” refere-se a uma prática na qual uma empresa, organização ou indivíduo tenta fazer parecer que está adotando práticas ambientalmente responsáveis ou sustentáveis, quando na verdade não está comprometida com a proteção do meio ambiente. Mortara apresentou um    rico material que possibilita uma mitigação dessa prática de forma inclusiva e bastante efetiva. 

Depois das palestras, reuniram-se em uma Painel alguns dos profissionais de comunicação das maiores empresas do mercado de celulose e de florestas plantadas do país. Participaram Sidnei Ramos (Eldorado Brasil), Anderson Polarini (Suzano), Claudia Menatto Lopes (Bracell), sob a mediação de Fábio Duarte (Reflore/MS).

Durante o evento, o presidente da Reflore/MS destacou a importância desse tipo de iniciativa para que cada vez mais pessoas entendam como o setor florestal e o agronegócio são de suma importância para o futuro do país.

O 4º Encontro de Comunicação do Setor Florestal fez parte da programação da IUFRO (International Union of Forest Research Organizations), evento internacional que se propõe a discutir a proteção florestal no Hemisfério Sul,  voltado para profissionais da imprensa, para departamentos de comunicação das associadas Reflore/MS e para equipes de Comunicação envolvidas com o setor.