Presidente da Reflore/MS participa de Comitiva Sul-Mato-Grossense em Bruxelas

Grupo discute implicações das novas leis da União Europeia sobre exportações do agronegócio em Bruxelas

Uma delegação representando o estado de Mato Grosso do Sul desembarcou em Bruxelas, na Bélgica, para tratar das implicações das recentes leis da União Europeia (UE) sobre exportações do agronegócio. A comitiva, composta por membros do governo brasileiro e do setor produtivo, concentrou seus esforços em discutir o European Union Deforestation-Free Regulation (EUDR), conhecido como Regulamento para Produtos Livres de Desmatamento, que visa proibir a importação e o comércio de produtos derivados de commodities provenientes de áreas de floresta desmatadas após 31 de dezembro de 2020.

Liderada pelo secretário Jaime Verruck, da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) de Mato Grosso do Sul, e pelo secretário-executivo de Meio Ambiente da Semadesc, Artur Falcette, a comitiva foi composta também por executivos locais do Estado, como o presidente da Reflore/MS, Junior Ramires,que destacou os diferenciais das florestas plantadas do estado e seu papel crucial no setor produtivo brasileiro durante as reuniões em Bruxelas.

Verruck expressou preocupação com o curto prazo estabelecido para a implementação do EUDR, enfatizando a necessidade de estabelecer uma cadeia de custódia e rastreabilidade adequada para as commodities afetadas pela nova legislação. Ele ressaltou que, segundo levantamento feito pela IBÁ (Indústria Brasileira de Árvores), apenas uma pequena parcela das florestas plantadas brasileiras sofreu desmatamento após 2020, indicando um impacto relativamente baixo no setor. No entanto, a implementação da norma permanece como uma questão crucial em discussão.

Além disso, a comitiva abordou a importância do reconhecimento dos dados gerados no Brasil, particularmente em relação à rastreabilidade, e a preocupação com a segurança dos dados comerciais a serem compartilhados com as autoridades europeias. Verruck enfatizou a necessidade de um sistema de implementação da lei que não gere impactos nem custos adicionais para o setor de floresta e a indústria de base florestal brasileira.

A missão sul-mato-grossense em Bruxelas continuará até 8 de março, buscando garantir que os interesses do estado e do país sejam adequadamente representados e protegidos diante das novas regulamentações da UE sobre o agronegócio.

Com informações da Assessoria.