A Revisão do Protocolo Callisto - Não tenha medo

O problema com The Callisto Protocol não é a otimização terrível da versão para PC do jogo online do desenvolvedor Friv2Online(e não apenas no Xbox, também há problemas), não o enredo quase ausente e os locais enfadonhos. O principal problema do jogo é que, por ser um jogo de terror, não assusta em nada. Leia mais sobre este e outros aspectos do título em nossa análise.

O Protocolo Callisto é um jogo de Glenn Scofield, o designer de jogos pioneiro da série Dead Space, fundou a Sledgehammer Games, responsável por alguns dos lançamentos da série Call of Duty e, mais recentemente, mudou-se para KRAFTON como chefe da equipe Striking Distance Studios, onde assumiu horror, suspeitamente semelhante ao Dead Space.

Foi originalmente planejado que The Callisto Protocol aconteceria no universo PUBG, mas depois os autores abandonaram essa ideia. Após vários anos de desenvolvimento com o envolvimento de atores tão conhecidos como Josh Duhamel (Transformers), Karen Fukuhara (The Boys) e Sam Witwer (Star Wars: The Force Unleashed, Days Gone) para os papéis principais do jogo, o projeto chegou ao lançamento - como acabou por ser um pouco prematuro.

No dia do lançamento, o título se mostrou praticamente impossível de jogar no PC. Mesmo nos principais sistemas, o jogo travou e travou, o que baixou sua classificação no Steam para "negativo". No Xbox Series X, os reflexos RT estavam ausentes no modo de qualidade e os fps ocasionalmente caíam abaixo de 30/60 fps estáveis. A versão do PlayStation 5 provou ser a mais otimizada, e mesmo alguns dias após o lançamento e o lançamento de vários patches que aumentaram ligeiramente a classificação do usuário do Protocolo Callisto, o PC e o Xbox Series ainda apresentam problemas de desempenho.

Bem, essa não é a única desvantagem do jogo. Pegue até o enredo: invente a história mais banal sobre o surto de um vírus que transforma as pessoas em monstros sedentos de sangue - e você obtém o roteiro de The Callisto Protocol. Sem motivos Lovecraftianos de Dead Space para você - aqui o enredo é muito mais direto e simples, sem frescuras. Um herói charmoso que não entende nada, e um parceiro duro que, ao contrário, sabe muito, se apegam.

Ao mesmo tempo, o detalhamento dos personagens, a animação facial e o nível geral de desempenho gráfico do jogo estão além dos elogios. Você verá as menores mudanças nas expressões faciais dos personagens, gotas de suor escorrendo pelo pescoço do protagonista e todos os crescimentos nojentos nos corpos dos monstros que você encontrar. Névoa espessa envolve os corredores da prisão espacial, membros decepados respingam sangue e a área coberta de neve está coberta de vestígios de batalha. Incrivelmente bonito, em termos de componente visual, o jogo é capaz de superar muitos lançamentos AAA de 2022.

A única pena é que os autores de The Callisto Protocol não foram capazes de criar locais interessantes e, na maioria das vezes, você explorará níveis inexpressivos, compostos de metal e... metal. Claro, a prisão não deve se deliciar com paisagens incríveis, mas ainda assim o jogo carece de vistas memoráveis. Mesmo a cena aqui não se desenrola com a frequência que gostaríamos: você sairá à superfície de Calisto algumas vezes, admirará Júpiter, mergulhará em uma tempestade de neve, mas passará o resto do tempo em corredores inexpressivos. Ishimura em Dead Space foi mais interessante, sem falar na estação espacial em Titan em Dead Space 2.

Além de locais enfadonhos, o jogador é assombrado por outro flagelo do título - downloads disfarçados de passagens estreitas e orifícios de ventilação nos quais o personagem principal se espreme. Há muitos deles aqui, o que é realmente irritante. Especialmente quando você considera que o jogo não possui um minimapa e uma bússola com uma marca de direção, e um jogador desatento que não presta atenção às dicas visuais com certeza se perderá, desligará em algum lugar, gastará muito tempo procurando o caminho certo, que é exacerbado por muitas animações de lazer. Isso ainda é um prazer.

Não tentativas impressionantes e obsessivas de alcançar o suspense. O Protocolo Callisto de alguma forma tenta muito assustar, e de alguma forma sai pela culatra. Ou seja, os truques são tão banais e enfadonhos que o jogador entende de antemão que logo haverá um gritador - por exemplo, quando vê uma luz piscando no corredor ou ouve barulho em algum lugar na esquina. Há também entradas menos óbvias, como facehuggers pulando para fora da caixa. Na primeira vez você pode pular de surpresa, mas na quinta ou sexta vez você não sente nada além de irritação.

Além disso, tudo isso já esteve no Simpsons Dead Space e, portanto, o jogo dificilmente pode ser chamado de assustador. Os monstros são mais desagradáveis do que assustadores e incorporam o conjunto padrão de jogos de terror como Resident Evil 4 e Dead Space: aranhas que escalam paredes, aberrações regeneradoras e mutantes, monstros explosivos que se esforçam para chegar o mais perto possível. Há cegos infectados